VI Prêmio Proex de Arte e Cultura - Inscrições abertas

CARTAZ COREL PRÊMIO PROEX

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico e cultural na Amazônia, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), torna público o edital do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura. Neste sentido, a Pró-reitoria busca reconhecer a produção artístico-cultural do Pará como forma de conhecimento, além de promover a institucionalização da extensão na UFPA. Confira o Edital.

Podem participar do prêmio professores, técnico-administrativos e alunos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e educação básica da UFPA. Contudo, é necessária a aprovação prévia das unidades acadêmicas de origem dos candidatos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de outubro no site da Proex.

As propostas enviadas serão avaliadas e classificadas pelo Comitê Julgador designado pela PROEX, composto por docentes e técnicos-administrativos. A divulgação do resultado final das propostas classificadas ocorrerá no dia 29 de novembro. Os vencedores receberam um prêmio de R$ 10.000,00 para a manutenção e desenvolvimento do projeto selecionado.

Nova configuração - Com o objetivo de relacionar o Prêmio Proex de Arte e Cultura com as configurações da nova gestão da UFPA, foram realizadas algumas alterações no edital deste ano. As categorias foram avaliadas e analisadas no sentido da sua categorização para que o acesso e compreensão de seus objetivos seja mais fácil. Desta forma, foi criada uma nova categoria, a de Culturas Populares, que busca abranger a multiplicidade de fazeres artísticos na região amazônica.

De acordo com o diretor da DACEL, professor Miguel Santa Brígida, com a nova configuração o prêmio está conectado com essa intercorrência de se pensar arte e cultura em Belém. “O prêmio atende às linguagens artísticas, além de compreender essas produções com a cultura da região. Recebemos muitos elogios por isso. Abrimos, nesta segunda-feira, as inscrições e já fomos parabenizados por essa nova reconfiguração. Assim, fortalecemos a institucionalização da extensão na Universidade“, destaca.

Além disso, para o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior, a arte e a cultura são dimensões centrais e decisivas para o que a Proex chama de Universidade em Transição. “Buscamos uma Universidade na qual, cada vez mais, ações de ensino, pesquisa e extensão precisam, não apenas, estar ligadas entre si, mas se tornarem interdependentes. Para que isso ocorra, precisamos que essas ações brotem no interior das faculdades, dos cursos e das unidades. Nós queremos, agora, mostrar que a Instituição assume como uma referência importante pra si a produção artística e cultural conectada às necessidades provenientes da sociedade”, declara.

Serviço:
Edital do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura
Inscrições: até 18 de outubro de 2017
Resultado: 29 de novembro de 2017
Inscrições gratuitas site da Proex.
Confira o Edital

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA